Cossoul
para Cossoul
- Branding
2024
Localizada em Lisboa, a Cossoul (Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul) é uma instituição privada de utilidade pública, fundada a 7 de Setembro de 1885 por 47 amadores de música e admiradores de Guilherme Cossoul, compositor e violoncelista português do século XIX e fundador dos bombeiros voluntários em Lisboa. Cedo alargou a sua actividade a outras áreas de intervenção social e artística, tendo tido um papel impulsionador no moderno teatro português.
Para celebrar o seu 138.º aniversário, fui desafiado a trabalhar o rebranding da associação, construindo desta forma uma nova linguagem visual que providencia a base para uma comunicação mais ousada, tanto em meio digital como print.
Imaginemos uma plateia
O ponto de partida para a nova identidade visual da Cossoul, consistiu na interpretação conceptual e abstrata da ideia de plateia. O que é uma plateia, e como se forma. Essa materialização culminou na ocupação de espaços por texturas de formas e cores variadas, simbolizando diferentes grupos de pessoas que se juntam para assistir a um evento.
A maleabilidade e materialidade da comunicação resultante providencia um número infinito de combinações formais que vão ao encontro da diversidade de públicos e de oferta cultural que habitam regularmente o espaço desta associação centenária.