Senhor Paulinho

Festa dos Tabuleiros 2023

para Comissão dos Tabuleiros


  • Identidade Visual

2022

Em julho de 2022 fui convidado a trabalhar uma proposta para a identidade visual da edição de 2023 da Festa dos Tabuleiros, um dos mais tradicionais e coloridos eventos do calendário cultural Português, que acontece de quatro em quatro anos na cidade de Tomar. Nascido e criado nesta cidade, e familiarizado com a Festa desde criança, este foi um dos meus maiores desafios, mas também um que tinha esperança que chegasse, desde que comecei a trabalhar profissionalmente como designer. Como tal, todo o trabalho que desenvolvi foi feito sem qualquer objetivo financeiro, oferecido como prenda à cidade de Tomar e a todos os tomarenses que nela se revêm. Todo o processo culminou numa apresentação de 70 páginas e na criação de um léxico visual composto por mais de 40 ilustrações, representantes dos símbolos da festa, que servem de base para todas as aplicações gráficas desenvolvidas.

O objetivo era claro: materializar os termos "Tomar", "Festa" e "Tradição" e transmitir o lado artesanal de uma festa levantada por pessoas, através de uma linguagem gráfica marcante.

Infelizmente, a proposta, inicialmente aplaudida, viria mais tarde a ser recusada, por motivos que em nada têm a ver com a qualidade da mesma. De qualquer forma, tenho um orgulho enorme no resultado, o qual partilho aqui convosco.

Dar forma a uma linguagem visual

O estudo visual foi extensivo e transversal a toda a comunicação. Mais que criar um cartaz, queria criar uma identidade consistente em todas as diferentes aplicações. Desta forma, cada peça deveria existir como parte de um todo, que por si só, é tão grande como a Festa. Homogeneidade e coerência foram palavras de ordem importantíssimas na comunicação deste evento. Do cartaz ao flyer. Da revista às redes sociais. Do website aos spots publicitários. Tudo deveria existir como um único organismo. Vivo.

Assim, como solução para a identidade gráfica, foi criado um léxico visual a partir dos elementos que compõem a Festa, cujas formas iriam adornar todos os materiais de comunicação.

Devolver a cor aos tabuleiros

A maioria das soluções visuais desenvolvidas para as edições anteriores, falhavam várias vezes em captar a essência da Festa.

Para retratar convenientemente o evento, deve-se tentar ir além do seu simbolismo religioso. O sentimento de celebração é vivido também através das ruas, das pessoas, das emoções e dos incontáveis acontecimentos que trazem a Tomar todos os anos, milhares de visitantes para assistir à Festa.

À cor, foi aplicada também textura, de forma a transmitir o lado artesanal da Festa. Em cada edição, milhões de flores de papel são feitas de forma a ornamentar as ruas da cidade.

Créditos

  • design gráfico

    Senhor Paulinho


  • ano

    2022